quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Guira guira


Anu-branco, rabo-de-palha, alma-de-gato, anugalego, gralha (rio grande do sul), quiriru (Amapá) e pirigua (Maranhão e Piauí).
É uma da aves mais comuns do Brasil, estando ausente praticamente apenas das florestas contínuas amazonicas.
Anda sempre em bandos são aves extremamentes sociáveis.
Possui a plumagem predominantemente creme, com uma grande faixa preta no rabo e um topete encrespado alaranjado, corpo franzino, cauda comprida, bico cor de laranja forte e curvo (cinzento nos indivíduos imaturos) sexo sempre semelhante.
O cheiro do corpo é forte e característico.
Gostam de tomar sol e banhar-se na poeira.
Voz alta e estridente: ia, ia, ia (chamada e grito durante o vôo); i-i-i (advertência); sequencia forte descendente e decrescente e melodioso "glu" (canto); cacarejo baixo.
São essencialmente carnivoros, comendo gafanhoto, percevejo, aranhas, miriápodes etc. predam lagartas peludas e urticantes, lagartixas e camundongos. Pescam nas águas rasas; periódicamente comem frutas, bagas e coquinhos sobretudo na escassez de artrópodes.
O ninho é construído numa forquilha de árvore a 5m do solo, põe de 4 a 7 ovos de cor verde marinho com uma camada calcarea de alto relevo, o ovo tem de 17 a 25% do peso da fêmea .
Fazem ninhos individuais ou coletivos. Oa filhotes abandonam o ninho antes de voar.
Vivem em campos e ambientes abertos. Imigram em regiões onde eram desconhecidos, são as aves mais comuns ao longo das estradas.
Fonte: Fundevap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário