domingo, 5 de setembro de 2010

Camptostoma obsoletum


Uma das aves mais comuns nos mais diversos ambientes. Ocorre desde a floresta amazonica até as áreas de campos de arbustos de todos o país, adaptando se a ambientes urbanos com alguma arborização. É encontrado no interior de Cuiabá e Poconé por exemplo. confiado, está sempre movimentando-se, desde a copa das árvores mais destacadas até próxima ao chão. Caça invertebrados e alimenta-se de frutos.
Aprender a identifica-lo bem auxilia no encontro de outras espécies de tiranídeos pequenos, parecidas no formato, cores ou que possuem vocalizações próximos. Além do tamanho e comportamento, característica marcante é o canto. A forma mais chamativa é uma sequencia de notas agudas, altas, descendente e que parecem uma risada (origem do nome). Há alguma variação no tempo de emissão, provavelmente característica individual. Canta desde o amanhecer até o anoitecer. Possui outros chamados, um deles lembrando o fim-fim ou vi-vi. Respondem um ao outro, bem como cantos gravados.
Observando a ave, é possível notar que a cabeça é um pouco mais acinzentada que o dorso, levemente esverdeada (isso na pena nova pois a muda acontece de janeiro amarço). Também com penas novas destacam também a lista branca superciliar. Atraz do olho, linha escura, fina, ressalta a sombrancelha longa. Bico escuro na pontae base alaranjada, nítida na maior parte das observações. Costuma eriçar as penas do alto da cabeça, dando um aspécto arredondado nessa área. Barriga amarelada (penas novas com desgaste cinza) e duas listras nas asas, mais marronzadas depois da muda e desbotadas após algum tempo, ficando amareladas ou cinza.
Encontrada em toda a reserva, excetonas áreas com água mais funda. Facilmente observadas nos jardins, algumas vezes nos arbustos a beira do rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário