terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mimus saturninus


Sabiá-do-campo, galo-do-campo, sabiá-cara-de-gato, sabiá-do-sertão, tejo (Pr), calandra (Rg), tejo-do-campo.
É uma ave famosa pelo seu vasto repertório de canto que incluem imitação de outras espécies. Apresenta característica de ave sinantrópica, ou seja, pode se adaptar a grandes cidades, desde que estejam disponíveis água e áreas verdes.
Ave inteiramente marron, com as partes de baixo mais claras, possui uma faixa escura que atravessa os olhos e uma sobrancelha branca. A ponta da cauda também é branca.
A vocalização é um agudo e penetrante tschrip, tschik ( chamada característica da espécie ); scha-scha-scha, krrra bufando ( advertência, zanga ).
Alimenta-se principalmente de invertebrados e frutos. Os frutos podem ser silvestres de pequeno tamanho e são engolidos inteiros e cultivados como laranja e abacate. As sementes não são digeridas , e atravessam intáctas o tubo digestivo.
A ave constroi um ninho com gravetos em forma de uma taça rasa. Choca em média 2 a 3 ovos verdes azulados pintados de sépia. O casal é auxiliado por um terceiro ou quarto indivíduo do bando, que talvez sejam crias dos anos anteriores. Repelem outros pássaros das proximidades do ninho.
Fonte: fundevap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário